top of page

Sobre

A criatividade flui do nosso submundo interior. O submundo interior é um mundo ao contrário. Os aviões andam debaixo de água e os barcos voam. Os homens deixam os corpos e atravessam paredes. Não há norte nem sul. Há fogueiras onde se imolam os nossos mais belos ideais e sementeiras viçosas donde medram outros novos. É aquele sítio onde toda a esperança morre mas apenas para implodirmos nos milhões de partículas que constituem o universo, tornando-nos algo tão grande quanto ele. Dante descreveu este submundo como ninguém. Jonathan Swift foi um pouco mais longe e adicionou-lhe humor. Outros, como George Orwell ou Aldous Huxley colocaram este submundo bizarro num futuro tecnológico avançado. Um futuro que hoje em dia se tornou realidade.

Chamo-me Luís Filipe Soares e tenho vindo a aperfeiçoar o curso de Escrita Criativa ao longo de quatorze anos. Sou mestre em Estudos de Teatro (pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e professor do ensino público. Como autor gosto de criar peças, contos e curtas-metragens. O curso existe nas modalidades de ESCRITA CRIATIVA e de ESCRITA CRIATIVA E TEATRO. Na primeira modalidade o foco está na criação literária. Na segunda modalidade, a Escrita  e o Teatro juntam-se e produzem uma oficina de co-criação que estimula os participantes a criarem de raiz, e em grupo, um novo objecto artístico: tudo o que é escrito nas sessões de Escrita Criativa é posteriormente encenado nas de Teatro.

Ao longo das aulas, a partir de exercícios e estímulos criativos alicerçados nos grandes movimentos literários da história, os participantes produzem um manifesto pessoal (união de uma ode de celebração da vida e de uma cantiga de escárnio e maldizer), uma série de personagens e um conjunto de diálogos em torno de temas comuns desenvolvidos entre todos. Tudo isto alimentará o nosso momento final, a leitura dos textos originados por este divertido processo colectivo, que é também uma viagem de descoberta pessoal. 

QUER SABER MAIS? 
bottom of page