top of page

Testemunhos

"Acima de tudo, as sessões foram um importante espaço de criatividade.

Através de uma série de estímulos trazidos pelos formadores, fomos convidados a dar asas à imaginação e a partilhar com os colegas as ideias, sensações, histórias que fomos progressivamente construindo.

Numa sociedade que cada vez formata e molda os indivíduos, castrando-lhe o seu potencial criativo, as sessões de teatro e escrita foram extraordinariamente importantes na medida em que provaram que, independentemente da idade, cada um de nós e cada um à sua maneira, somos todos capazes de criar histórias e de usufruir delas em partilha com os outros.” 

Carla Galvão

"A participação neste Laboratório de Escrita Criativa e Teatro em Marvila permitiu-me lutar contra a terrível procrastinação, responder a exercícios em tempo real e controlado, ir buscar reservas emocionais, experiências passadas, ideias futuras e viver intensamente a palavra, o gesto, o som e a criação. Foi igualmente um período gratificante recheado de novas aprendizagens teóricas sobre o teatro e o acto de escrever com leituras inspiradoras de textos de outros autores. 

A Joana e o Luís conseguiram promover um ambiente seguro e alegre de convite à criatividade, à expressão livre, à loucura. 

Contra o marasmo dos dias iguais, aventurem-se também! "

Ana Marques da Silva

“Foi uma escrita aos “solavancos” que parecia não chegar a lado algum, como a caravana. E chegou a um texto com as suas coerências e paradoxos, como chegámos, também, a Pandora.

O que mais admirei foi a vossa capacidade de integrar propostas de cada um e de também fazer avançar, com outras propostas. Também houve bom ambiente, devido à empatia de todos.

Senti alguns aquecimentos talvez longos demais. Também achei que, por vezes, as instruções para fazer não eram suficientemente claras.

Vou aprender harmónica, também…hahah”

José Carlos Abrantes

“Gostei muito do Laboratório de Escrita Criativa e Teatro.

A dinâmica de unir a escrita de improviso como ponto de partida para o teatro também de improviso, ambos com o mesmo ponto de partida, foi muito interessante. E, sendo ainda, o ponto de partida o mesmo para todos os participantes, penso que foi particular a forma como conseguimos a aliança de todos os nossos pontos de partida com a propriedade de sermos quem somos, sem representar figuras estereotipo e, desta forma, conseguirmos chegar ao fim com um corpo completo que visava remeter para um tema muito atual que consiste no recomeçar a partir dos destroços de um cataclismo.

Vamos repetir?”

Lisa Schroder

“Ora, o que se pode então dizer em apenas um parágrafo, acerca da experiência neste laboratório de Escrita Criativa e Teatro? Simplesmente que é uma experiência sem par e com agrafo. Agrafo no coração e na mente de quem tão livremente se pode expressar. É o espaço onde o procrastinador quase sempre procrastina perante a procrastinação em escrever, improvisar, criar. O local onde tudo, mas mesmo tudo pode acontecer. É assim, é tudo isto, este laboratório!”
José Vidas

"Fui convidada, fui apontada, abordada (a Miss Jn disse-me NÃO FIQUES BORDA FORA, ABORDO CONTIGO (e tudo o que levava de bagagem, personalidade, projetos.. )  não ocultando uma brevíssima introdução da própria e do Luís) sobre o assunto e ato de participação e iniciação a esse novo encontro que envolvia Escrita Criativa, "parte" da qual não me via fazer testamentos e outras longas produções segundo bloqueios ou sentimentos em nada adjuvantes de longa data. Quanto ao Teatro, venho de uma corrente em que todos se encaixam, tanto os (todos e todas as) aprendizes, como os formadores e toda a equipa no local e técnica.  Em grupo e com esses formadores, duas horas semanais... cada passo destes, é mais um para o céu, N´EST-CE-PAS? 💚"

Lea Mendes

bottom of page